Engenharia de Ambiente e Território

Engenharia de Ambiente e Território

Curso

Engenharia de ambiente e território

Faculdade

Instituto Superior de Recursos Minerais, Ambiente e Tecnologias

A trajetória educacional se desenvolve através de um núcleo comum de disciplinas, consideradas necessárias para enfrentar problemas de análise de processos ambientais e territoriais em diferentes escalas espaciais e temporais. Em particular, um grupo de cadeira está previsto para adquirir sólidos conhecimentos de disciplinas básicas de engenharia, tais como análise matemática, física e química, e um outro núcleo comum de caracterização de cadeiras, indispensável para a formação de um engenheiro ambiental. O núcleo comum é integrado a um conjunto de cursos específicos voltados para a aquisição de conhecimentos que caracterizam as diferentes áreas de atuação: proteção do território do risco hidrogeológico, planeamento territorial, gestão de recursos naturais, projeto de sistemas de informação para o ambiente e projecção de sistemas pra a prevenção e a recuperação de fenômenos de poluição da água, do ar e do solo. As principais áreas de aprofundamento disciplinar dizem respeito à análise do risco ambiental, com referência as condições atuais e anômalas, induzidas por atividades e assentamentos antrópicos, às intervenções voltadas à prevenção, proteção e recuperação, necessárias por desordem territoriais por causas naturais e / ou antropogénicas. O Curso de licenciatura desenvolve-se em 5 anos lectivos e em 10 semestres. Um primeiro ano com cadeiras fundamentais e os restantes quatro anos com cadeiras profissionalizantes. O estudante utilizará os seguintes laboratórios já existentes na Universidade Católica • Laboratório de química dos fluidos. • Laboratório de caracterização de rochas e fluidos. • Laboratórios informáticos com software dedicado.
Preparar uma ou um profissional capaz de enfrentar e resolver dentro de sua própria esfera, além dos problemas ambientais mais consolidados, mesmo aqueles que estão se tornando cada vez de maior relevância no mundo contemporâneo. (efeitos das variações climáticas, aumento da pressão sobre os recursos naturais, etc.).
Entre as diversas atribuições do Engenheiro do Ambiente e Território, pode-se destacar os seguintes tópicos:  O controle da qualidade ambiental (redes de monitoramento e vigilância).  Gestão e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.  Pesquisa operacional e estudo de poluição da água, ar e solo.  Estudo de redes de saneamento.  Análises de riscos e impactos ambientais, além do estudo de indicadores ambientais.  Design ecológico, com desenvolvimento de estudos e modelagem matemática de ecossistemas.  Estudo de energias renováveis e alternativas de planejamento energético.  Estudo de sistemas de gestão e planejamento ambiental.  Estudo de tecnologias limpas e valorização de resíduos.  Análise e auditorias ambientais.  Gestão e planejamento do uso de áreas urbanas.  Gestão de recursos hídricos e ordenamento de territórios.

Provas de
Ingresso

Os candidatos ao curso deverão realizar exames de aptidão em Matemática, Física, Química,

Requisitos

Para ser admitido no curso de Engenharia do Ambiente e Território, é necessário o Diploma do ensino médio com uma duração de cinco anos ou outra qualificação obtida no estrangeiro, reconhecida como adequada de acordo com a legislação em vigor. Para ser admitido no curso de graduação em Engenharia do Ambiente e Território, é necessário ter a aquisição de uma preparação inicial adequada que será verificada através de um Exame de Aptidão, obrigatório em todas as macro-regiões da Engenharia, que permite a verificação da preparação dos alunos em Matemática, Física, Química.

pt_PTPortuguese