Engenharia de Petróleos

Engenharia de Petróleos

Curso

Engenharia de Petróleos

Faculdade

Instituto Superior de Recursos Minerais, Ambiente e Tecnologias

O curso de Engenharia de Petróleos iniciou a sua actividade a partir do ano lectivo 2010. O curso de Engenharia de Petróleos trata da produção de petróleo e gás natural. Tecnicamente falando, a Engenharia de petróleo e gás natural está envolvida em todos os aspectos da exploração da energia subterrânea armazenada naturalmente. Os engenheiros de petróleo e gás natural que operam no setor devem estar bem informados sobre os arredores, o ambiente cultural e os conceitos políticos e jurídicos do trabalho bem como as exigências no campo da Engenharia. A indústria petrolífera em rápido desenvolvimento requer engenheiros profissionais que são bem formados em matérias como a perfuração, completação, técnicas de produção, métodos avançados de recuperação de petróleo, modelagem, caracterização e avaliação de reservatório, comportamento de fase e termodinâmica, fluxo multifásico, armazenamento subterrâneo de gás natural. A área de trabalho profissional de engenheiros de petróleo e gás natural têm uma ampla gama de simulação computacional de fluxo de fluido através de perfuração no alto mar no meio poroso.

A Engenharia de Petróleos forma pessoal com conhecimentos sobre os fundamentos do petróleo e do gás natural, para encontrar soluções, nacionais, internacionais, sociais e os problemas ambientais associados com a indústria do petróleo e também outros aspectos da projetação dos recursos de fluidos subterrâneos (perfuração, produção e engenharia de reservatório).

Os graduados neste curso podem desempenhar as seguintes actividades, nomeadamente:  Localizar campos petrolíferos com potencial económico para exploração e produção de petróleo.  Projectar e implementar procedimentos de perfuração de forma económicamente viável, incluindo a segurança da equipa e das sondas de perfuração, reavaliar contínuamente o processo de perfuração.  Análise, interpretação e optimização da performance de cada poço com base nos dados adquiridos da produção ou diagrafias, incluindo cálculos das reservas existentes ou já produzidas.  Modelar e determinar factores como distribuição dos fluídos, temperaturas e pressões dentro do reservatório, as fontes de energia de extração disponíveis ou económicamente viáveis e os métodos mais apropriados para maximizar a extração do petróleo e gás.  Interpretação das informações dos poços adquiridos atravês das diagrafias de modo a estimar o seu potencial de produção, determinando a litografia existente no poço assim como a porosidade, permeabilidade e outros factores.  Operação e manutenção das estruturas de produção, tratamento e armazenamento de petróleo.  Análise económica de projectos antes da implementação.  Cálculo de reservas Mercado de Trabalho  Empresas de exploração e produção de petróleo e gás.  Empresas de prestação de serviços à indústria petrolífera para sondagem, diagrafias, armazenagem, etc.  Instituições de pesquisa e ensino.  Instituições públicas e privadas de recolha de informação, relatórios e análise da indústria petrolífera.

Provas de
Ingresso

Matemática, Física e Química.

Requisitos

• Ter concluído o ensino médio ou equivalente • Ter os documentos originais que atestam a conclusão do ensino médio • Bilhete de Identidade • Aprovar nos exames de admissão com a nota regulamentada na UCAN.

pt_PTPortuguese