Historial
Março 22, 2023 2024-07-13 13:56Historial
A NOSSA HISTÓRIA
ORDEM CRONOLOGICA DOS EVENTOS
1992
- Criação da equipa de trabalho na UCP, sob a orientação doCardeal D. Alexandre do Nascimento e do Engº Roberto Carneiro.
7 de Agosto de 1992: o Decreto 38-A/92 do Conselho de Ministros autoriza a CEAST a criar a Universidade Católica de Angola (UCA), como instituição da Igreja Católica. Mas a guerra e outras vicissitudes adiaram a criação da Universidade Católica de Angola.
Nomeação de um grupo de trabalho para dar continuidade por Sua Eminência Cardeal D. Alexandre do Nascimento.
1997
- Criação da equipa de trabalho na UCP, sob a orientação doCardeal D. Alexandre do Nascimento e do Engº Roberto Carneiro.
1997:Criação da Universidade Católica de Angola, pelo Presidente da CEAST, D. Zacarias Kamwenho, através de Decreto, no qual estabelece que, por inerência de funções, o Magno Chanceler da UCAN é o Arcebispo de Luanda.
- 7 de Agosto de 1992: o Decreto 38-A/92 do Conselho de Ministros autoriza a CEAST a criar a Universidade Católica de Angola (UCA), como instituição da Igreja Católica. Mas a guerra e outras vicissitudes adiaram a criação da Universidade Católica de Angola.
- Nomeação de um grupo de trabalho para dar continuidade por Sua Eminência Cardeal D. Alexandre do Nascimento.
1997: Criação da Comissão Instaladora da UCAN, na segunda Reunião Plenária da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST), constituída pelo Reverendíssimo Dom Damião Franklim, Bispo Auxiliar de Luanda, nomeado Presidente da Comissão; Reverendo Pe. Filomeno do Nascimento Vieira Dias; Reverendo Monsenhor José Alves Cachadinha; Reverendo Pe. Manuel Gonçalves da Congregação do Espírito Santo.
- 1997/1998:Cedência, por um período de dez anos, das instalações do Colégio S. José do Cluny, onde a UCAN começou a funcionar. O edifício que, depois de longos anos de apropriação pelo Estado, havia sido recentemente devolvido à Igreja, exigiu um profundo trabalho de reforma.
1998
1998:Aprovação do logótipo da UCAN, a partir de várias propostas submetidas.1999: Nomeação do Corpo Directivo da UCAN, por Sua Eminência o Senhor Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Arcebispo de Luanda, na sua qualidade de Magno Chanceler: D. Damião Franklin, Bispo Auxiliar de Luanda, Reitor Magnífico; Reverendo Pe. Doutor Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Vice-Reitor; Mons. DR. José Domingos Alves Cachadinha, Director da Secção da Biblioteca, Documentação e Informação; Reverendo Pe. Doutor Manuel Gonçalves, Director dos Assuntos Administrativos.
1999
Início das aulas dos primeiros Propedêuticos (Direito e Economia e Gestão), a 22 de Fevereiro, dia da Cátedra de S. Pedro, com 349 matriculados, sendo 228 de Direito e 121 de Economia e Gestão e 14 professores.
15 de Março de 1999: abertura da Biblioteca da UCAN. Foi organizada em duas dimensões: uma biblioteca clássica com 15 000 livros e uma biblioteca virtual.
19 e 20 de Outubro: acto inaugural da UCAN, com a presença do representante do Santo Padre, Sua Eminência D. Alexandre Cardeal do Nascimento, o Núncio Apostólico de Angola, o Ministro da Educação, Reitor da UCP que fez a oração de sapiência, o Reitor da Universidade Agostinho Neto, Bispos, Pastores das Igrejas, Irmãs, Professores e Estudantes.
Setembro: Erecção da Faculdade de Engenharia Informática e dos Cursos Técnicos da Rede Cisco.
Outubro de 1999: Abertura dos primeiros cursos de licenciatura em Economia e Gestão e em Direito, tendo como decanos das faculdades, Justino Pinto de Andrade (Economia e Gestão) e Adérito Belmiro Correia (Direito).
Novembro: Erecção das Faculdades de Economia e Gestão e de Direito.
2001
24 de Março: Sucessão de Sua Eminência Cardeal D. Alexandre do Nascimento, no cargo de Chanceler da UCAN, por D. Damião Franklin, Reitor da Universidade Católica de Angola.
2002
Criação, pelo Despacho nº 08/02, do CEIC – Centro de Estudos e Investigação Científica, a primeira unidade orgânica de investigação da UCAN para promover e coordenar as actividades de pesquisa e de investigação científica. Nomeado director o Dr. Emídio Grion e Director Académico o Dr. Enes Ferreira.
Tomada de posse do primeiro corpo directivo da Associação de Estudantes da UCAN (AEUCAN), sendo sua presidente a estudante de Direito Antónia Cruz.
Institucionalização do dia da Universidade Católica de Angola, o dia 28 de Agosto, dia de Santo Agostinho, o eleito de todas as universidades católicas do mundo, pois, para muitos é considerado “o santo mais sábio e o sábio mais santo”.
Início do curso de Engenharia Informática na criada Faculdade de Engenharia, sob direcção do Engº Aires Veloso.
Realização do primeiro Desfile Académico, pelas artérias da cidade capital, um acto que se tornou tradição na UCAN, mobilizando a comunidade estudantil e dando colorido e alegria à cidade de Luanda.
2003
Inauguração das primeiras instalações no Campus da UCAN no Palanca, onde passa a funcionar o Ano Propedêutico.
Nomeação do Rev.mo Pe. José Manuel Imbamba para Secretário Geral da UCAN.
10 de Março: criação da Faculdade de Ciências Humanas dirigida pelo DR. António Fernandes da Costa. O primeiro curso da Faculdade é o de Línguas e Administração.
2004
Nomeação do Vice-Reitor da UCAN, Pe. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Bispo Auxiliar de Luanda.
Redescoberta da palanca negra gigante, no âmbito do Projecto do CEIC.
Outorga de diplomas aos primeiros licenciados na UCAN, num total de 28, do curso de Economia e Gestão.
2005
Nomeação de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Bispo de Cabinda, deixando o cargo de Vice-Reitor da UCAN.
Outorga de diplomas aos primeiros licenciados na UCAN em Direito.
2006
Atribuído o prémio “Whitley Award” ao CEIC, pela redescoberta da palanca negra gigante.
Outorga de diplomas aos primeiros engenheiros informáticos da UCAN.
Nomeação do Rev.mo Pe. Dr. António Martins da Torre (SVD) para Vice-Reitor da UCAN em exercício.
2007
Em Março, inauguração do edifício-sede do campus universitário da UCAN;
Outorga de diplomas aos primeiros licenciados em Línguas e Administração da UCAN.
Decano da Faculdade de Ciências Humanas, DR. António Costa distinguido com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, como investigador.
2008
Em Outubro o Secretário-geral da UCAN, Pe. José Manuel Imbamba, é nomeado Bispo da Diocese do Dundo.
Criação da Escola de Pós-graduações e nomeação do seu Director, Dr. José Gonçalves Amaral;
2009
Em Janeiro, depois de 10 anos nas instalações do Colégio S. José do Clunny, a UCAN transfere, definitivamente, as suas instalações para o Palanca, onde está projectada a construção do seu campus universitário.
2010
Criação da Faculdade de Teologia e nomeando-se o seu Decano, o Reverendo Pe. Doutor Jerónimo Cahinga.
Institucionalização da Catolic Luanda Business School (CLBS) que ministra o Mestrado Executivo MBA Atlântico – Master in Business and Administration e cursos para formar gestores de topo e internacionalizar o ensino no espaço lusófono.
2011
Em Novembro, Rev. Pe. Jerónimo Cahinga é nomeado Vice-Reitor, por Despacho do Reitor.
2013
Em Janeiro, Dra. Maria Helena Santos Miguel, nomeada Vice-Reitora, por Despacho do Magº Reitor D. Damião Franklin.
Em Março, o Magº Reitor, D. Damião Franklin, define as funções dos dois Vice-Reitores, estabelecendo que o Rev. Pe. Jerónimo Cahinga responde pela coordenação dos centros de investigação e extensão e a Dra. Mª Helena pela área académica.
Magnífico Reitor, Excia Revssíma, Dom Damião Franklin renuncia ao cargo de Reitor da UCAN, por razões de saúde.
Em Junho, criação, pela CEAST, da Comissão de Gestão da Universidade para administrar as actividades correntes da UCAN, enquanto não se nomeava o novo Reitor. Membros da Comissão: Dom José Manuel Imbamba, coordenador; Dom António Jaka, Bispo de Caxito; Dra. Maria Helena R. P. Miguel; Dr. Alves da Rocha; Dra. Jeanine Silveira, e Dr. Emílio Londa.
31 de Julho a UCAN perde um dos seus fundadores: morre o Pe. Manuel Gonçalves.
19 de Agosto, a UCAN homenageia o seu primeiro Reitor, D. Damião Franklin.
criado o Gabinete de Desenvolvimemento de Carreiras e Cooperação Institucional (GDCCI) e nomeado seu Chefe de Gabinete o Pe, Apolinário Hilemusinda.
2 de Setembro, nomeada a Comissão de revisão dos Estatutos e do Regulamento da UCAN: Frei Luís de França, Dr. Laurindo Viagem, Dr. Benja Satula.
Em Setembro, o grupo de estudantes de Direito da UCAN obtém o 1º lugar, na 22ª Competição de Tribunal Simulado, realizado em Cape Town.
O Arcebispo de Saurimo, Vice-Presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, é o terceiro Magno Chanceler da UCAN.
2014
UCAN assina Protocolo de Programa de Bolsas de Estudo e Empregabilidade com a Ernst Young.
A 07 de Março, tomada de posse da nova equipa reitoral, nomeada em Novembro de 2013. O segundo Magº Reitor, Pe. DR. José Vicente Cacuchi, coadjuvado pela Dra. Mª Helena R. P. Santos Miguel, Vice-Reitora para Área Académica; Pe. DR. Jerónimo Cahinga, Vice-Reitor para a Investigação e Extensão Universitária e o Dr. Laurindo Miji Viagem, Secretário-Geral.
Abril e Maio, tomada de posse dos decanos, vice-decanos e directores de serviços.
Abril, a UCAN perde um dos seus fundadores e o seu primeiro Reitor, D. Damião António Franklin.
Por ocasião do 15º aniversário da UCAN, homenagem a Monsenhor José Cachadinha, atribuindo o nome de Monsenhor José Cachadinha à Biblioteca da UCAN, que passa a chamar-se Biblioteca Monsenhor José Cachadinha (BMJC).
Constituição da ALUMNI UCAN, a 5 de Dezembro, em Luanda.
2015
Em Fevereiro, constituição do Conselho Científico da UCAN, presidido pelo Vice-Reitor para a Investigação e Extensão, Pe. DR. Jerónimo Cahinga.
15 de Dezembro, a UCAN celebra acordo com a HUAWEI.
Lançamento do primeiro mestrado académico da UCAN, na Faculdade de Economia, nas áreas de Economia e Gestão de Energia e de Economia do Desenvolvimento.
2017
A 22 de Março, apresentação da Feira Académica da Universidade Católica de Angola (FAUCAN).
Em Maio de 2017, a UCAN perde um dos seus fundadores: Monsenhor José Cachadinha, membro da Comissão Instaladora e fundador e primeiro Director da Biblioteca.
Em Junho, oGovernador do Cunene, Prof. Dr. António Didalelwa, outorgou um certificado de reconhecimento à UCAN
Em Setembro, institucionalização do G4 (UCAN, UGS, UnIA e UPRA), na UCAN.
8 de Novembro de 2017, equipa reitoral é reconduzida para o segundo mandato, até 08 de Novembro de 2021.
Novembro, Lançamento do Programa “Huawei Academia” na UCAN.
2018
Em Abril, inauguração do Centro de Documentação do LAB.
Apresentação do Centro de Investigação Tecnológica (CIT).
Activação do CEA – Centro de Estudos Africanos, com a nomeação do seu primeiro director: Nélson Pestana.
Em Maio, apresentação do projecto “Campus de Saúde, do Conhecimento e do Medicamento”.
Em Maio, assinatura, na UCAN, do protocolo de cooperação entre o G4 e a Universidade Aberta (UAb) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), ambas de Portugal.
A Liga dos Antigos Estudantes da UCAN, a ALUMNI, realiza a 14 de Junho, a primeira sessão alumni na UCAN, sob o tema “O Legado da Excelência da UCAN: Ética Profissional e Cidadania”.
Em Junho, inauguram-se os laboratórios de Engenharia de Petróleos com três partes: “Simulação e Modelação”, “Lama e Perfuração e Completação de Poço” e “Caracterização de Rocha e Fluidos”.
Em Julho, a UCAN institui o Comité de Ética de Investigação em Seres Humanos , coordenado pela Prof. DRA. Marli Santana.
Desde 18 de Setembro, a UCAN é membro da Magna Charta Universitatum. A cerimónia de adesão decorreu na Universidade de Salamanca, em Espanha.
A UCAN conta, desde 21 de Novembro, com o Canto da Coreia, o “Korea Corner”, situado à entrada da Biblioteca.
2019
Em Janeiro, inicia-se o processo de integração do ISUP e fusão do Seminário Maior de Luanda com a Faculdade de Teologia
Em Fevereiro, é criado o Curso de Pós-graduação em Agregação Pedagógica, e nomeada a sua coordenadora a Prof. Dra. Ana Rocha.
Em Fevereiro, a UCAN abre portas à mobilidade académica internacional, enviando, para a Universidade de Bolonha, o primeiro estudante e o primeiro professor.
Em Fevereiro, cinde-se a Faculdade de Engenharia, passando a existir a Faculdade de Engenharia de o IRMAT (Instituto de Recursos Materiais, Ambiente e Tecnologia).
Título de Doutor Honoris Causa em Direito, atribuído a Sua Eminência D. Alexandre Cardeal do Nascimento.
Comissão Episcopal para a UCAN (CEUC) reúne com os membros da Reitoria, para se inteirar da situação da UCAN.
Em Abril, Início da primeira edição do Curso de Pós-graduação em Agregação Pedagógica.
Homenagem Prof. DR. Fernando França Van-Dúnem pelos 50 anos da tese de doutoramento.
Primeira defesa pública de docente na UCAN: oProf. Dr. António Fernandes da Costa, para promoção na carreira, passando a ter a categoria de professor catedrático.
Em Julho, cria-se a Cátedra de Língua Portuguesa, CaLP-UCAN, e o Prof. DR. António F. da Costa é nomeado seu director.
Em Setembro, lançamento do Programa de Iniciação Científica para estudantes, na Coordenação dos Cursos de Saúde.
Em Setembro, a letra do Hino da UCAN é escolhida por um Júri, escrutinando os textos apresentados num concurso aberto para o efeito.
Em Dezembro, inauguração da Clínica Jurídica da Faculdade de Direito.
A assinatura de protocolo com a Universidade Católica do Norte da Vestfália, Alemanha.
Em Dezembro, 1º Festival de Coros Universitários, organizado pela UCAN, tendo participado sete IES (seis de Luanda e uma de Benguela). A UCAN arrecadou o primeiro prémio.
2020
Em Agosto, morre, de doença, o Director da Biblioteca da UCAN, Dr. Marcos Malembe.
A 10 Dezembro, descerramento do busto de D. Damião Franklin e apresentação pública do Hino da UCAN, da autoria da Dra. Maria Helena Miguel (letra) e do Pe. Moisés Rafael (música).
2021
A 11 de Março, a FDUCAN inaugura a sala do Tribunal Simulado.
Em Abril, a UCAN e a Liga ALUMNI assinam um protocolo de cooperação.
CID lança o Projecto “Universidade Etinerante”.
Em Junho, a UCAN e a Universidade Lueji a Nkonde assinam um protocolo de cooperação..
A 31 de Agosto, o CEIC lança o Relatório Económico 2019-2020.
A 6 de Setembro, Embaixadora da Índia visita a UCAN;
Em Setembro, a CaLP-UCAN lança o nº 1 da sua Revista IPSIS VERBIS, em formato digital.
Em Setembro, Liga ALUMNI_UCAN homenageia a Dra. Maria Helena Miguel.
Em Outubro, o Professor Doutor Fernando França Van-Dúnem é homenageado com o título de Professor Emérito.
A 17 de Dezembro, a direcção da UCAN homenageia professores com vinte anos ou mais na UCAN.